Infopragas conheça um pouco mais



  ARANHA

Hábitos

As aranhas são animais carnívoros de vida livre, geralmente solitárias e predadoras, alimentando-se principalmente de insetos. São principalmente terrestres existindo aproximadamente 30.000 espécies conhecidas, sendo que apenas 20 a 30 são consideradas como tendo veneno tóxico para o homem. Têm como inimigos naturais os pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas, etc. As aranhas de maior importância médica são a Loxosceles conhecida como aranha marrom, e a Phoneutria conhecida como aranha armadeira. As aranhas marrons não são agressivas, vivem sob cascas de árvores, folhas secas de palmeiras e residências, onde abrigam-se em pilhas de tijolos, telhas e entulhos em geral, adaptando-se facilmente ao ambiente domiciliar alojando-se atrás de móveis, quadros, rodapés soltos, cantos de parede e outros locais que não são limpos com freqüência. As armadeiras são aranhas agressivas, tendo esse nome porque armam bote quando se sentem ameaçadas, vivem em bananeiras, terrenos baldios, em zonas rurais e próximas às residências. As aranhas de grama vivem em jardins, gramados, pastos e campos, e fogem quando molestadas. As aranhas caranguejeiras vivem sob troncos caídos e pedras, em cupinzeiros, junto a raízes de grandes árvores e nos pastos, vivendo em geral, em locais afastados do homem. Raramente causam acidentes por causa da posição dos seus ferrões, embora assustem devido à sua aparência e tamanho. Utilizam como mecanismo de defesa mais comum, o bombardeamento, que consiste em atritar vigorosamente as patas traseiras no abdômen, espalhando uma nuvem de pêlos com ação irritante em direção ao inimigo. A aranha marrom, armadeira e caranguejeira têm hábitos noturnos; já as aranhas de grama são ativas durante o dia e a noite. As aranhas peçonhentas para o homem, em geral, não vivem em teias, e quando as fazem, são irregulares e não tem forma geométrica.

Ciclo de vida

Há acasalamento entre macho e fêmea, e, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades, mais de 1.000 em uma única postura, que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco. Em geral, as aranhas cuidam da ovisaco e algumas como a Lycosa sp, carregam os filhotes recém-eclodidos nas costas até a primeira muda de pele, sendo o crescimento feito através de sucessivas trocas de pele. Há muita variação quanto ao tempo de vida, de alguns meses a vários anos.

Algumas espécies   para conhecer mais clique na espécie.

ARANHA ARMADEIRA |Phoneutria|

Sobre

As espécies Phoneutria, mais conhecida como aranha armadeira, possui cor cinza ou castanho escuro e pelos curtos no corpo e nas pernas.
Seu tamanho normal é de aproximadamente 10 cm, incluindo as pernas. O corpo atinge de 4 a 5cm.
Elas são solitárias e não fazem teias, são encontradas em lugares escuros. Podem entrar por debaixo das portas das residências, escondendo-se dentro de calçados e etc.
Geralmente à noite saem para caçar e são muito agressivas. São comuns os acidentes, podendo ser graves para crianças menores de 7 anos.
O sintoma predominante é uma dor intensa no local da picada.
O tratamento em geral consiste de aplicação local de anestésico e, em casos graves deve aplicacar soro antiaracnídico.

ARANHA CARANGUEJEIRA|

Sobre

Está espécie, possui vários gêneros, porém é mais conhecida como aranha caranguejeiras. São aranhas geralmente grandes, com pêlos compridos nas pernas e no abdômen.
Embora sejam muito temidas, os acidentes com elas são raros e sem gravidade, e por isso não se produz soro contra seu veneno.
Possui pelos que recobrem seu corpo em grande quantidade podem provocar alergias na pessoa que, eventualmente, entre em contato com ela. Esses pelos são liberados pelo animal quando, numa atitude defensiva, raspa as patas traseiras no dorso do abdome, soltando-os e formando uma espécie de "nuvem".
Pequenos animais, como cachorros e gatos podem morrer por inalarem tais pelos, que provocarão edema do trato respiratório, matando-os por asfixia.

ARANHA VIÚVA NEGRA | Latrodectus |

Sobre

As espécies Phoneutria, mais conhecida como aranha armadeira, possui cor cinza ou castanho escuro e pelos curtos no corpo e nas pernas.
Seu tamanho normal é de aproximadamente 10 cm, incluindo as pernas. O corpo atinge de 4 a 5cm.
Elas são solitárias e não fazem teias, são encontradas em lugares escuros. Podem entrar por debaixo das portas das residências, escondendo-se dentro de calçados e etc.
Geralmente à noite saem para caçar e são muito agressivas. São comuns os acidentes, podendo ser graves para crianças menores de 7 anos.
O sintoma predominante é uma dor intensa no local da picada. O tratamento em geral consiste de aplicação local de anestésico e, em casos graves deve aplicacar soro antiaracnídico.

ARANHA MARROM | Loxosceles |

Sobre

Esta espécie Loxosceles, mais conhecida como aranha marrom, possui cor amarelada, sem manchas. Os pêlos são poucos, curtos, quase invisíveis.
Seu tamanho normal é de aproximadamente 3 a 4 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 1 a 2cm.
Essas aranhas vivem em teias irregulares, semelhantes a um lençol de algodão, construídas em tijolos, telhas, tocos de bambu, barrancos, cantos de parede, garagens, geralmente em lugares escuros. Não são agressivas e os acidentes são raros, porém geralmente graves.
Os primeiros sintomas de envenenamento são uma sensação de queimadura e formação de ferida no local da picada.
O tratamento é feito com soro antiaracnídico ou antiloxoscélico.

ARANHA TARÂNTULA | Lycosa |

Sobre

Está espécie Lycosa, mais conhecida como aranha de grama ou tarantula, possui cor acinzentada ou marrom, com pêlos vermelhos perto dos ferrões e uma mancha escura em forma de flecha sobre o corpo.
Seu tamanho normal é aproximadamente 4 a 5 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 2 a 3 cm.
Essas aranhas vivem em gramados e residências. Os acidentes são freqüentes, porém não são graves, não necessitando de tratamento com soro.

 

Importância para a saúde

As aranhas são animais peçonhentos, injetando veneno por meio de um par de glândulas que se encontra em suas peças bucais. A gravidade do envenenamento varia de acordo com o local da picada, a sensibilidade individual, entre outros, sendo indicado procurar assistência médica em caso de acidente. Os acidentes com a aranha marrom geralmente ocorrem no verão em ambiente domiciliar, quando a aranha escondida em uma vestimenta ou toalha é inadvertidamente prensada contra a pele da vítima ou enquanto esta dorme. Já os acidentes com aranhas armadeiras ocorrem em geral quando manipula-se frutas, ou no ato de calçar os sapatos, local onde estas aranhas costumam se abrigar. As aranhas de grama picam ao serem pisadas ou quando impossibilitadas de fugir.

Medidas Preventivas

Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois nestes materiais elas podem estar abrigadas;
Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;
Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento a aranhas;
Realizar roçagem de terrenos;
Preservar os inimigos naturais: aves de hábitos noturnos - coruja, joão-bobo, lagartos, sapos, galinhas, gansos, macacos, quatis, etc. (na zona rural).